terça-feira, 9 de agosto de 2011

ROMA:DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS

Cidade do Vaticano, 09 ago (RV) - Hoje, 09 de agosto, é o dia internacional dos Povos Indígenas, instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, sob decreto, no ano de 1995.

Internacional porque os índios são povos espalhados por praticamente todo o mundo. Geralmente, têm o fato de que cada um se identifica com uma comunidade própria, completamente diferente da cultura do colonizador.

A ONU – definiu em nota técnica que "As comunidades, os povos e as nações indígenas são aqueles que, contando com uma continuidade histórica das sociedades anteriores à invasão e à colonização que foi desenvolvida em seus territórios, consideram a si mesmos distintos de outros setores da sociedade, e estão decididos a conservar, a desenvolver e a transmitir às gerações futuras seus territórios ancestrais e sua identidade étnica, como base de sua existência continuada como povos, em conformidade com seus próprios padrões culturais, as instituições sociais e os sistemas jurídicos".

De acordo com dados da Funai – Fundação Nacional do índio - a população que vive em aldeias é de 512 mil pessoas, distribuídas em 225 etnias, com 180 línguas diferentes. No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 734 mil pessoas se auto identificaram como indígenas no ano de 2000.

Segundo Navi Pillay, Alta Comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos no Brasil, “os índios precisam e merecem mais do que só uma comemoração simbólica no dia 9 de agosto, quando é comemorado o Dia Internacional dedicado à resistência e à reafirmação do valor da vida e cultura indígenas”. (FH)

http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/articolo.asp?c=511092

Nenhum comentário:

.