quinta-feira, 5 de abril de 2012

A cerimônia do Potlatch

E uma cerimônia presente na  cultura dos indígenas norte americanos, especialmente dos povos indígenas da costa noroeste do Pacífico do Canadá e Estados Unidos. Isto inclui Nação Heiltsuk , Haida , Nuxalk , Tlingit , Makah , Tsimshian ,  Nuu-chah-nulth , Kwakwaka'wakw , e Costa Salish.
É uma espécie de agradecimento em forma de renúncia de bens materiais por um acontecimento que tenha trazido grande felicidade, como o nascimento de um filho ou a cura de uma doença, celebração de ritos de passagens, casamentos
Além dos bens materiais que variam em função das posses de quem está realizando o agradecimento, há ainda um banquete oferecido à comunidade.
A oferta de bens é uma espécie de redistribuição da riqueza, que além do foco religiosos também tem uma interpretação social.

É um dia muito esperado e de muita alegria, com cantos e danças, pinturas corporais, uso de máscaras e adornos típicos. Em alguns povos, acontecem encenações que contam a genealogia dos anfitriões e danças com coregrafias elaboradas.
Makahs gather for a potlatch, Neah Bay, Washington, ca. 1923 

Entre os presentes distribuídos estão alimentos, roupas e calçados, dinheiro entre outros. E estão relacionados de forma proporcional à riqueza de quem está realizando o potlatch, às relações hierárquicas dentro e entre os clãs, vilas, e nações, são observadas e reforçadas através da distribuição da riqueza.

A palavra Potlatch  significa "dar"e é também o nome de uma cidade localizada no estado americano de Idaho, no Condado de Latah.


Imagem
http://www.haidadesigns.com/culture.htm
http://content.lib.washington.edu/cdm4/item_viewer.php?CISOROOT=/loc&CISOPTR=2129

Nenhum comentário:

.