quarta-feira, 18 de maio de 2011

APACHES

A palavra Apache significa inimigo e como os Navajos pertencem ao grupo lingüístico Athapaska, e também são da área cultural Sudoeste.
Índios da nação apache, nome comum à diversas tribos nativas dos Estados Unidos culturalmente relacionadas entre si. A acepção moderna do termo exclui a tribo navajo. Líderes notáveis dos apaches incluem Cochise, Mangas Coloradas e Geronimo.

Os indígenas apaches povoaram as planícies na parte central e no sudoeste dos Estados Unidos perto do ano 850. Os apaches contemporâneos moram nas reservas Fort Apache e San Carlos no Arizona e nas reservas Jicarilla e Mescalero no Novo México.

Passavam por treinamentos muito rigorosos, alguns incríveis, como o aplicado aos jovens, que corriam dez milhas com a boca cheia de água e não podiam beber um gole sequer.
Eram atiradores admiráveis com o arco e flecha ou lançando suas machadinhas e cavaleiros invencíveis, capazes de cavalgar durante vários dias, sem parar para dormir.
Se o cavalo morria, eles continuavam sua marcha a pé.
Também eram admiráveis no combate corporal, quando usavam de muita astúcia e força.
E por fim, eram guerreiros barulhentos, que arrepiavam os inimigos com seus gritos de guerra e rostos ferozes pintados para o combate.

Como em todo lugar da Terra, os lideres eram escolhidos entre as famílias mais importantes, mas qualquer um podia chegar a chefe, se tivesse carisma e autoridade, principalmente se adquiridos em combate.
Adotavam, quando possível, o tipo democrático e geralmente assumia o comando o guerreiro mais próximo ao que deixava o posto.

Os Apaches são estimados em cerca de 18 mil pessoas e já foram bem menos na década de 30, quando não passavam de 8 mil. Hoje são civilizados e convivem em paz com os brancos, que aprenderam a respeita-los

A reputação dos apaches como guerreiros ferozes começou no século XVI, quando houve o confronto com os colonizadores espanhóis a respeito das relações tribais de comércio, das fronteiras territoriais e da caça ao búfalo.
Por serem grandes guerreiros e precisassem se locomover com grande freqüência, suas tendas era feitas de lã e gravetos, para montar e desmontar de forma rápida. Assim podiam sumir sem deixar vestígios em pouco tempo, quando se viam ameaçados.

No século XIX, o governo dos Estados Unidos começou uma guerra de extermínio aos apaches para facilitar a colonização do oeste.
Chefes como Mangas Coloradas, Cochise e Geronimo comandaram os apaches nas batalhas contra os Estados Unidos.

Viviam numa região hostil, de escassos recursos naturais e por isso se especializaram em saquear as fazendas e povoados dos colonizadores brancos e via de regra roubavam também as outras tribos, sumindo rapidamente nas serras da região, onde construíam inacessíveis esconderijos. Durante muitos anos o Exército sofreu na tentativa de subjugar os Apaches, mas parecia impossível combate-los.
Mas se os Apaches eram estes guerreiros formidáveis e invencíveis, como perderam a Guerra com os brancos? Ora, os brancos não paravam de chegar na região e tramavam sem trégua para expulsa-los. Com o tempo, corromperam muitos índios e espalharam doenças nas tribos. Nestas condições adversas, um lado diminuía e outro aumentava. Porém, não foi fácil para os brancos, pois alguns Apaches se destacaram e deram muito trabalho.

Na cultura tradicional, as mulheres cuidavam do alimento, da madeira e da água, enquanto os homens tinham que caçar e guerrear. A poligamia era praticada quando as condições econômicas permitiam.
A religião era fundamental na vida Apache e pediam a proteção dos espíritos das montanhas.
Usan era o seu Deus.
Os feiticeiros eram muito respeitados nas tribos e detinham muitos poderes, freqüentemente influenciando os chefes nos Conselhos tribais, em que tomavam suas decisões mais importantes.

A tribo apache mescalero está nas Montanhas Sacramento no Sul do Novo México. Foi reconhecida formalmente pelos Estados Unidos no ano 1874. Seus habitantes são descendentes da tribo original dos apaches mescalero, os apaches lipan e os chiricahua. Os lipan e os chiricahua vieram para a mescalero em 1903 e 1912, respectivamente, depois de guerras com os Estados Unidos. A tribo apache jicarilla está nas Montanhas San Juan no norte do Novo México, na fronteira do Estado de Colorado.
Historicamente, os jicarilla faziam comércio e agricultura ao lado de Taos Pueblo e Picuris Pueblo. Todas essas tribos caçavam bisões e sofriam influência das tribos das planícies do leste.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Na%C3%A7%C3%A3o_Apache
http://www.texbr.com/mundodetex/temas/ind_apaches.htm

Nenhum comentário:

.