No século 19, eles ocuparam as terras que vão do sul do Rio Trinity, localizado no vale Hoopa, até o Rio Klamath na Califórnia.
Suas casas de cedro vermelho, canoas, chapéus em forma de cesta, e vários outros elementos de sua cultura, os identificam com a cultura da Costa noroeste, a qual eles são os representantes mais ao sul; contudo, alguns de seus costumes (o uso de uma sauna para cerimônias e a produção de pães) não são característicos da cultura da área.
Sauna ind[igena dos Hupa, coberta por madeira em cima e cercada por paredes de pedras. |
Em 1864, o Governo norte-americano assinou um tratado que reconhecia a soberania da tribo Hupa à sua terra. Os Estados Unidos chamaram a reserva de Reserva Indiana do Vale Hoopa, onde a tribo Hupa reside atualmente. A reserva fica ao lado do território dos Yurok com a junção dos rios Klamath e Trinity no nordeste do Condado de Humboldt. A reserva tem uma área de 365,413km².
População
Estimativas das populações da maioria dos povos nativos da Califórnia variaram consideravelmente. Alfred Louis Kroeber concluiu que a tribo Hupa em 1770 possuía 1,000 integrantes e que a tribo Chilula possuía mais 1,000. Kroeber estimou que a população Hupa em 1910 era de apenas 500.
Em 1943, Sherburne F. Cook propôs que a população aborígene dos Hupa era de 1,000 e de 600 para os Chilula.
A Reserva Indiana do Vale Hoopa tem uma população de aproxidamente 2,633 pessoas, de acordo com o Censo de 2000.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hupa
Foto de Edward Curtis
Nenhum comentário:
Postar um comentário