quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

ORIXÁ IEMANJÁ E SUA ATUAÇÃO EM NOSAS VIDAS


Iemanjá é a orixá com maior popularidade e aceitação entre os não
iniciados. De um modo geral, excetuando-se os religiosos ortodoxos e
pouco tolerantes, Mamãe Iemanjá é respeitada e reverenciada em todo o
Brasil. Na Àfrica é conhecida por uma diversidade de nome: Yemowô,
Yewa, Iyamassê, Yemojá entre outros. No Brasil, especialmente na
Umbanda é chamada Iemanjá com "I", e nos cultos de nação, costuma
ser chamada Yemanjá com "Y" ou Yemonjá. Que importam os nomes,
Janaína, sereia, dona dos mares, etc; se todos nós a temos em nossos
corações. Protetora dos pescadores e muito amada pelas pessoas que
vivem à base dessa economia. Encontra um reduto de súditos em Porto
Alegre,Rio de Janeiro, Salvador, entre outras cidades. Sua festa mais
popular acontece no dia 02 de fevereiro, onde seus filhos e devotos
levam suas bem elaboradas oferendas ao mar, outros deixam uma rosa
e há os muitos que não levam oferenda alguma, ou melhor, leva a maior
oferenda que se possa fazer, sua fé e seu amor.
Sua imagem pode ser representada por uma linda mulher branca de
cabelos extremamente longos, por Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa
Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da
Glória; ou pode ser representada por uma bela mulher negra, seguindo
a origem africana. Seu sincretismo com Nossa Senhora facilitou a
aceitação e polarização do orixá entre as pessoas de outras religiões.
Fato é que ninguém tem vergonha de ofertar rosas brancas à Iemanjá
em plena praia lotada, na noite de reveillon.
Sua cor na Umbanda é o azul claro ou azul da cor do mar. em suas
oferendas costumam haver flores brancas, velas azuis, perfumes,
espelhos, frutas, manjar branco, canjica, arroz doce, mel etc.
Outro ponto que facilitou a aceitação desse Orixá é sua imagem
arquetípica da Grande Mãe. Iemanjá é sim, a grande deusa, que me
perdoe, minha amada Mãe Guerreira, Iansã. Todos nós, Umbandistas
nos sentimos um pouco seus filhos, ou netos, já que ela é Mãe de quase
todos os Orixás.
Como Deusa do Mar, representa a fecundidade, da procriação, da
fertilidade e do amor.
Tenho com Iemanjá uma história antiga, em momentos em que a
melancolia, tristeza ou desânimo me invadem, e olha que isso é
muito raro, pois como filha de Iansã com Ogum, dificilmente me
entrego, enfim, nessas circunstâncias, quem penetra minha alma
e a torna limpa e cristalina é querida Mamãe Iemanjá. O interessante
é que ao mesmo tempo que nos acalenta, ela nos reabilita a alegria.
a força e a vontade de continuar, tudo fica claro e mais leve.
Outro momento em que recorri a essa querida, foi quando sofri muito
por um amor complicado, pedi a ela (com fé e determinação, pois de
fato era isso que eu queria) que levasse para mares distantes aquele
sentimento que me tomava por inteiro e obviamente me fazia muito mal.
Foi uma grande benção, em menos de um mês minha vida e meus
sentimentos haviam tomado outro rumo, navegava agora por mares
bem mais calmos e seguros.
Essa Grande Mãe nos acolhe em seu colo sempre que precisamos, a ela
não importa se somos seus filhos (de cabeça) ou de qualquer outro
Orixá.

ODOIÁ MÃE MAIOR
SARAVÁ IEMANJÁ
SARAVÁ SEUS FILHOS.


AUTORIA: CLAUDIA BAIBICH
PARA COPIAR, CITE A FONTE





















.