quinta-feira, 30 de outubro de 2008

ORIXÁS E CABOCLOS




A DEFINIÇÃO DE ORIXÁS É MAIS COMPLEXA DO QUE SE POSSA IMAGINAR
À PRINCÍPIO.
NA MITOLOGIA AFRICANA PREVALECE A PROPOSTA DE QUE UM ORIXÁ É
UM ANCESTRAL ELEVADO À CATEGORIA DIVINA, DEVIDO AO CONTROLE
QUE OBTEVE SOBRE CERTAS FORÇAS DA NATUREZA, COMO O TROVÃO O
VENTO OU A ÁGUA.
ESSA CONCEPÇÃO É REFLETIDA NAS LENDAS QUE SOBREVIVEM HERÓICA
E POETICAMENTE ATÉ HOJE.
CADA CIDADE IORUBÁ TINHA SEU REI, QUE ERA CONSIDERADO UM HERÓI
DIVINIZADO OU A ENCARNAÇÃO DO ORIXÁ ANCESTRAL. DE MODO QUE
ALGUNS ORIXÁS CULTUADOS NUMA DETERMINADA TRIBO, NÃO ERAM
RECONHECIDOS POR OUTRAS.
OS ESCRAVOS TRAZIDOS PARA O BRASIL VIERAM DE DIVERSAS TRIBOS
E ESSA CONVIVÊNCIA FORÇADA FEZ COM QUE OS MEMBROS DESSAS
DIVERSAS TRIBOS RECONHECESSEM E ACEITASSEM OS ORIXÁS DE CADA
UMA. REAGRUPANDO-SE EM TORNO DE UM TERREIRO QUE NÃO ERA O
REINO DE CADA UM, E SIM UM CENTRO DE DEVOÇÃO EM COMUM.
DESSA FORMA, DAS CENTENAS DE ORIXÁS CULTUADOS NA MÃE ÁFRICA,
APENAS VINTE E UM PERMANECERAM SENDO CULTUADOS NO BRASIL.
MUITOS ORIXÁS FORAM FUNDIDOS EM UM ÚNICO ORIXÁ, DE MODO QUE
MEMBROS DE TRIBOS RIVAIS FICASSEM SATISFEITOS.
ESSES ORIXÁS QUE PERMANECERAM, NÃO PODIAM SER LIVREMENTE
CULTUADOS DEVIDO À IMPOSIÇÃO DO CRISTIANISMO. SOFRERAM
ENTÃO O PROCESSO DE SINCRETISMO, OU SEJA, FORAM ASSOCIADOS
E MAQUIADOS SOB A FORMA DE SANTOS CATÓLICOS.
ESSES ORIXÁS ANCESTRAIS POSSUÍAM A CAPACIDADE DE SE ENCARNAR
MOMENTANEAMENTE EM ALGUNS DE SEUS DESCENDENTES ATRAVÉS DO
FENÔMENO DA POSSESSÃO.
OS ORIXÁS TRANSMITIRIAM À SEUS FILHOS SUA SABEDORIA E CARACTE-
RÍSTICAS COMO UMA ESPÉCIE DE IDENTIDADE VIBRATÓRIA.
COMO CADA ORIXÁ TINHA UM DOMÍNIO ESPECÍFICO SOBRE AS MANIFES-
TAÇÕES DA NATUREZA, PASSARAM A REPRESENTAR A ENERGIA VIBRA-
TÓRIA DA MESMA.
COMO HERÓIS MÍTICOS QUE VIVERAM, REINARAM E CONQUISTARAM A
SUA DIVINIZAÇÃO, TERIAM A CAPACIDADE NÃO SÓ DE INTERMEDIAR,
COMO A DE GOVERNAR A VIDA DOS HOMENS.
A MITOLOGIA AFRICANA É MUITO DIVERSIFICADA, TENDO EM VISTA O
TAMANHO DO CONTINENTE. NOS INTERESSA MAIS A MITOLOGIA iORUBÁ
QUE ORIGINOU O CANDOMBLÉ NO BRASIL E A SANTERIA EM CUBA.
NA MITOLOGIA IORUBÁ O DEUS SUPREMO É OLORUM, CHAMADO TAMBÉM
DE OLODUMARÉ. À ESSE DEUS SUPREMO NÃO SE FAZ OFERENDAS, JÁ QUE
ELE É O CRIADOR DE TUDO O QUE EXISTE.
OLORUM CRIOU TUDO O QUE EXISTIA MAIS NÃO CRIOU O HOMEM. ELE
INCUMBIU SEU FILHO OXALÁ DE FAZÊ-LO.
OXALÁ ( É SINCRETIZADO COM JESUS CRISTO, DEVIDO Á SUA
CARACTERÍSTICA DE MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS ).
OXALÁ CRIOU O HOMEM DO FERRO E DEPOIS DA MADEIRA, MAS AMBOS
ERAM MUITO RÍGIDOS. CRIOU O HOMEM DA PEDRA MAIS ERA MUITO FRIO.
TENTOU A ÁGUA MAIS O SER NÃO TOMAVA FORMA DEFINIDA. TENTOU O
FOGO MAIS A CRIATURA SE CONSUMIU. TENTOU O AR E TAMBÉM NÃO
OBTEVE SUCESSO.
DESESPERADO E FRUSTRADO, ENCONTRA A ORIXÁ NANÃ, QUE HABITAVA
AS PROFUNDEZAS DE UM LAGO E RELATA SEU SOFRIMENTO. NANÃ MERGU-
LHA, RETORNA COM LAMA E A ENTREGA À OXALÁ.
ENFIM ELE É BEM SUCEDIDO E CRIA O HOMEM DO BARRO MOLHADO, COM
A AJUDA DE NANÃ. FELÍZ COM O RESULTADO QUE CONSIDEROU PERFEITO
EM SUA CRIAÇÃO, OXALÁ SOPRA-LHE VIDA.
OS HOMENS CRIADOS POR OXALÁ, NÃO POSSUEM UMA CONEXÃO DIRETA
COM O CRIADOR SUPREMO OLORUM, NECESSITAM QUE OXALÁ REALIZE
ESSA CONEXÃO.
AS LENDAS E OS MITOS SÃO DIVERSOS COM MUITAS VERSÕES, VINDAS
DAS DIFERENTES TRIBOS AFRICANAS, MAS SÃO DE UMA INEGÁVEL
SABEDORIA E BELEZA.
A UMBANDA COMPREENDE OS ORIXÁS COMO MANIFESTAÇÕES DO
PRINCÍPÍO DIVINO.
ESSE PRINCÍPIO DIVINO SE IRRADIA EM SETE LINHAS DE FORÇA
CRIADORAS, REPRESENTADAS POR SETE ORIXÁS.
CADA UMA DESSAS LINHAS É DIVIDIDA EM FALANGES, QUE POR SUA VEZ
SÃO DIVIDIDAS EM SUB-FALANGES. ESSAS SUB-FALANGES SÃO ORGANI-
ZADAS EM BANDAS QUE SE DIVIDEM EM LEGIÕES.
ORIXÁS NÃO SE ENTENDE, SE SENTE.
MAIS IMPORTANTE QUE SABER O QUE SÃO VENTOS, OS RAIOS, OU A CHUVA,
E SENTIR E ABSORVER A SUA FORÇA.

OS CABOCLOS NA UMBANDA SÃO ESPÍRITOS DE INDÍGENAS,OU QUE FORAM
INDÍGENAS EM ALGUMA ENCARNAÇÃO, OU AINDA ESPÍRITOS QUE NUNCA
ENCARNARAM COMO INDÍGENAS, MAS OPTARAM EM TRABALHAR NA
CORRENTE ASTRAL DA UMBANDA VESTINDO A ROUPAGEM FLUÍDICA DE
CABOCLOS. OU SEJA, ADOTARAM A FORMA PERISPIRITUAL, VIBRATÓRIA
E COMPORTAMENTAL DE ÍNDIOS GUERREIROS.
ESSES ESPÍRITOS SERIAM OS REPRESENTANTES DOS ORIXÁS (SÍTIOS E
FORÇAS VIBRATÓRIAS DA NATUREZA)
PARA QUE POSSAM TRABALHAR E SE COMUNICAR COM OS HOMENS,
NECESSITAM DE INTERMEDIÁRIOS, QUE SÃO OS MÉDIUNS OU CAVALOS
COMO SÃO CHAMADOS NA UMBANDA.
ASSIM O MÉDIUM X TRABALHA COM O CABOCLO PENA BRANCA QUE POR
SUA VEZ TRABALHA PARA O ORIXÁ (ENERGIA) OXÓSSI, VIBRA OU ATUA
NA ENERGIA DAS MATAS.
EXISTE TODA UMA HIERARQUIA ORGANIZAÇÃO ESPIRITUAL, COMO FOI
MENCIONADO ÀCIMA SOBRE FALANGES, SUB-FALANGES, BANDAS E LEGIÕES
O MAIS IMPORTANTE É QUE SE ENTENDA QUE CABOCLOS NA UMBANDA
TRABALHAM EM SUAS SETE LINHAS E SE MANIFESTAM LEVANDO O AXÉ
(A FORÇA) DOS ORIXÁS PARA OS QUE TÊM FÉ PARA RECEBER.
A ÁREA DE ATUAÇÃO DOS CABOCLOS COMPREENDE TODOS OS SETORES
DA VIDA HUMANA.

SARAVÁ À TODOS OS CABOCLOS.

CLAUDIA BAIBICH
Para copiar, cite a autora

CLAUDIA BAIBICH
























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