segunda-feira, 20 de outubro de 2008

ORIGEM DA UMBANDA


Em fins de 1908, uma família tradicional de Neves, Niterói-RJ, foi

surpeendida por uma ocorrência que tomou aspectos sobrenaturais;

o jovem Zélio Fernandino de Moraes, que fora acometido de estranha

paralisia, que os médicos não conseguiam debelar, certo dia ergueu-se

do leito e declarou: Amanhã estarei curado.

No dia seguinte, levantou-se normalmente e começou a andar, como se

nada lhe houvesse tolhido os movimentos. Contava com 17 anos de idade

e preparava-se para ingressar a carreira militar.

A medicina não soube explicar o que acontecera. Os tios, sacerdotes

católicos, colhidos de surpresa, nada esclareceram. Um amigo da família sugeriu então um, e a visita à Federação Espírita de Niterói,

presidida na época por José de Souza.

No 15 de Novembro, o jovem Zélio foi convidado a participar da sessão,

tomando um lugar à mesa.

Tomado por uma força estranha e superior a sua vontade e

conytrariando as normas que impediam o afastamento de qualquer

dos componentes da mesa, o jovem levantou-se, dizendo " Aqui está

faltando uma flor", e saiu da sala indo ao jardim, voltando logo após

com uma flor, que depositou no centro da mesa. Esta atitude insólita

causou quase que um tumulto.

Reestabelecidos os trabalhos, manifestarampse nos médiuns Kardecistas espíritos que se diziam pretos escravos e índios. Foram

convidados a se retirarem, advertidos de seu atraso espiritual.


Novamente uma força estranha dominou o jovem Zélio e ele falou, sem

saber o que dizia. Ouvia apenas a´própria voz perguntar o motivo que

levava os dirigentes dos trabalhos a não aceitarem a comunicação

daqueles espíritos e do porquê de serem considerados atrasados apenas

por encarnações passadas que revelavam. Seguiu-se um diálogo

acalorado, e os responsáveis pela sessão procuravam doutrinar e

afastar o espírito desconhecido, que desenvolvia uma argumentação

segura. Um médium vidente perguntou:


"Por que o irmão fala nesses termos, pretendendo que a direção aceite

a manifestação de espíritos, que pelo grau de cultira que tiveram,

quando encarnados, são claramente atrasados"...


"Por que fala desse modo se estou vendo, que me dirijo nesse momento

a um jesuíta e a sua veste branca reflete uma aura de luz"...


" E qual o seu nome irmão"...


E o espírito desconhecido falou:

"Se julgam atrasados os espíritos de pretos e de índios, devo dizer que

amanhã ( 16 de Novembro) estarei na casa de meu aparelho, para dar

início a um culto em que estes irmãos poderão dar suas mensagens e,

assim, cumprir missão que o plano espiritual lhes confiou.

Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade

que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencrnados.

E se querem saber meu nome, que seja este CABOCLO DAS SETE

ENCRUZILHADAS, porque para mim não haverá caminhos fechados.

O vidente retrucou: " Julga o irmão que alguém irá assistir a seu

culto...

E o espírito já identificado disse: Cada colina de Niterói atuará como

porta-voz, anunciando o culto que amanhã iniciarei.


No dia seguinte, na casa da família Moraes, na rua Floriano Peixoto,

numero 30, ao se aproximar a hora marcada, 20:00 h, lá estavam

reunidos os membros da Federação Espírita para comprovarem a

veracidade do que fora declarado na véspera, estavam os parentes

mais próximos, amigos, vizinhos e do lado de forma uma multidão de

desconhecidos.

As 20:00 manifestou-se o CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS.

Declarou que naquele momento se iniciava um novo culto, em que os

espíritos dos velhos africanos que haviam sevido como escravos e que,

desencarnados,não encontravam campo de atuação nos remanescentes

das seitas negras, já deturpadas e dirigidas em sua totalidade para os

trabalhos de feitiçarias, e os índios nativos de nossa terra, poderiam

trabalhar em benefício de seus irmãos encarnados, qualquer que fosse

a cor, raça, o credo e a condiçao social. Aprática da caridade, no

sentido do amor fraterno, seria a característica principal desse culto,

que teria por base o evangelho de Jesus. O caboclo estabeleceu as

normas em que se processaria o culto. Sessões, assim seriam chamados

os períodos de trabalho espiritual, diárias das 20:00 às 22:00hs, os

participantes estariam uniformizados de branco e o atendimento

seria gratuito. Deu também o nome do movimento religioso que se

iniciava UMBANDA - manifestação do espírito para caridade.


A casa de trabalhos espirituais que ora se fundava, recebeu o nome de

NOSSA SENHORA DA PIEDADE, porque assim como Maria acolheu o

filho nos braços, também seriam acolhidos como filhos todos os que

necessitassem de ajjuda ou conforto. Ditadas as bases do culto, após

responder em latim e alemão às perguntas dos sacerdotes ali presentes,

o CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS passou a parte prática dos

trabalhos, curando enfermos, fazendo andar paralíticos. Antes do

término da sessão, manifestou-se como um PRETO VELHO, PAI ANTÔNIO , que vinha completar as curas. No dia seguinte, verdadeira

romaria formou-se na rua Floriano Peixoto. Enfermos, cegos, etc,

vinham em busca de cura e ali a encontravam, em nome de JESUS.

Médiuns, cuja manifestação mediúnica fora considerada loucura,

deixaram os sanatórios e deram provas de suas qualidades excepcionais. A partir daí, o CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS

começou a trabalhar incessantemente para o esclarecimento, difusão

e sedimentação da religião de UMBANDA. Além de PAI ANTÔNIO,

tinha como auxiliar o CABOCLO ORIXÁ MALÉ, entidade com grande

experiência no desmanche de trabalhos de baixa magia.


Em 1918, o CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS recebeu órdens do

Astral Superior para fundar Sete Tendas para a propagação da

Umbanda. As agremiações ganharam os seguintes nomes

* *TENDA ESPÍRITA NOSSDA SENHORA DA GUIA

* TENDA ESPÍRITA NOSSA SENHORA DA CONCEÇÃO

*TENDA ESPÍRITA SANTA BÁRBARA

*TENDA ESPÍRITA SÃO PEDRO

*TENDA ESPÍRITA OXALÁ

*TENDA ESPÍRITA SÃO JORGE

*TENDA ESPÍRITA SÃO JERÔNIMO


Embora não seguindo a carreira militar para qual se preparava, pois

sua missão mediúnica não o permitiu, Zélio Fernandino de Moraes

nunca fez da religião sua profissão. Trabalhava para o sustento de sua

família e diversas vezes contribuiu financeiramente para manter os

templos que o CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS FUNDOU.

Ministros, industriais e militares que recorriam ao poder mediúnico

de Zèlio para cura de parentes enfermos e os vendo recuperados,

procuravam retribuir o benefício através de presentes, ou preenchendo

cheques vultuosos. NÃO OS ACEITE. DEVOLVA-OS, ORDENAVA SEMPRE O CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS.

A respeito do uso do termo ESPÌRITA e de SANTOS CATÓLICOS nas

Tendas fundadas, o mesmo teve como causa o fato de naquela época

não se poder registrar o nome UMBANDA, e quanto aos nomes de

SANTOS, era uma maneira de estabelecer um ponto de referência para

fiéis da religião católica que procurava os préstimos da UMBANDA.



O ritual estabelecido pelo CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS era

bem simples, com cânticoas baixos e harmoniosos, vestimenta branca,

proibição de sacrifícios animais, dispensou os atabaques e as palmas.

Capacetes, espadas, cocares, vestimentas de cor, rendas e lamês não

seriam aceitos. As guias usadas são apemas as que determinam a

entidade que se manifesta. Os banhos de ervas, os Amacis,

a concentração nos ambientes vibratórios da natureza, a par do

ensinamento doutrinário, na base do Evangelho, constituiam os

principais elementos de preparação do médium.


Após 55 anos de atividades à frente da TENDA NOSSA SENHORA DE PIEDADE (PRIMEIRO TEMPLO UMBANDISTA), Zélio entregou a

direção dos trabalhos às suas filhas Zélia e Zilméia, continuando ao

lado de sua esposa Isabel, médium do caboclo Roxo, a trabalhar na

CABANA DE PAI NTÔNIO, em Boca do Mato, distrito de Cachoeiras

de Macacu-RJ, dedicando a maior parte das horas de seu dia ao

atendimento de portadores de enfermidades psíquicas e de todos os

que o procuravam.1

Em 1971, a senhora Lilia Ribeiro, diretora da TULEF (TENDA DE

UMBANDA, LUZ, ESPERANÇA, FRATERNIDADE- RJ) gravou uma

mensagem do CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS, e que bem

espelha a humildade e o alto grau de evolução dessa entidade de muita

luz. Ei-la :


A UMBANDA TEM PROGREDIDO E VAI PROGREDIR`

É preciso haver sinceridade e honestidade, e eu previno sempre aos

companheiros de muitos anos: a vil moeda vai prejudicar a UMBANDA,

Médiuns que irão se vender e que serão mais tarde expulsos, como

JESUS expulsou os vendilhões do templo. O perigo do médium homem

é a consulente mulher, do médium mulher é o consulente homem.

É preciso estar sempre de prevenção, porque os próprios obsessores

que procuram atacar as nossas casas fazem com que toque alguma

coisa no coração da mulher que fala ao Pai de Terreiro, como no coração do homem que fala à Mãe de Terreiro. É preciso haver muita

moral para que a Umbanda progrida, seja forte e coesa.

UMBANDA É HUMILADE, AMOR E CARIDADE - Esta é a nossa

Bandeira. Neste momento, meus irmãos, me rodeiam diversos espíritos

que trabalham na UMBANDA DO BRASIL: CABOCLOS DE OXÓSSI,

DE OGUM, DE XANGÔ. Eu porém , sou da FALANGE DE OXÓSSI, meu

Pai, e não vim por acaso, tenho uma órdem, uma missão.

Meus irmãos: sejm humildes, tenham amor no coração, amor de irmão

para irmão, porque vossas mediunidades ficarão, mais puras, servindo

aos espíritos superiores que venham à baixar entre vós; é preciso que

os aparelhos estejam sempre limpos, os instrumentos afinados com as

virtudes que JESUS pregou aqui na Terra, para que tenhamos boas

comunicações e proteção para aqueles que vêm em busca de socorro

nas CASAS DE UMBANDA.

Meus irmãos: meu aparelho já está velho, com 80 anos à fazer, mas começou antes dos 18 anos. Posso dizer que o ajudei a casar, para que

não estivesse a dar cabeçadas, para que fosse um médium aproveitável

e que, pela sua mediunidade, eu pudesse implantar nossa UMBANDA.

A maior parte dos que trabalham na UMBANDA, se não passaram

por essa TENDA, passaram pelas que safram dessa CASA.

Tenho uma coisa a vos pedir: se JESUS veio ao planeta Terra na

humildade de uma manjedoura, não foi por acaso. Assim o Pai o

determinou. Podia ter procurado a casa de um potentado da época,

mas foi escolher aquela que havia de ser sua mãe, este espírito que viria

traçar à humanidade os passos para obter paz, saúde e felicidade

Que o nascimento de JESUS, a humildade que ELE deixou à Terra,

sirvam de exemplos, iluminando os vossos espíritos, tirando os escuros

de maldades por pensamentos e práticas. Que DEUS perdoe as

maldades que possam ter sido pensadas, para que a Paz possa reinar

em vossos corações e nos vossos lares.

Fechai os olhos para a casa do vizinho, fechai a boca para não

murmurar contra quem quer que seja, não julgueis para não serdes

julgados, acreditai em DEUS e a paz estará em vossos lares . É dos

Evangelhos.

Eu, meus irmãos, como o menor espírito que baixou na Terra, mas

amigo de todos, numa concentração perfeita dos companheiros que

me rodeiam nesse momento, peço que eles sintam a necessidade de

cada um de vós e que, ao sairdes desse TEMPLO DE CARIDADE,

encontreis os caminhos abertos, vossos enfermos melhorados e

curados, e a saúde para sempre em vossa matéria.

Com um voto de paz, saúde e felicidade, com humildade, amor e

caridade, SOU E SEMPRE SEREI O HUMILDE CABOCLO DAS

SETE ENCRUZILHADAS.


Matéria de propriedade do Jornal Umbanda Hoje - autorizada reprodução













Um comentário:

malu disse...

Que maravilha!
É uma vida dedicada a caridade,só os umildes e os umbandistas reconhecem o valor desta familia no fundamento da nossa querida e amada Umbanda.
Obrigada !
Que vossa eternidade seja de muita luz ! que oxala e lororum estejaõ sempre com voces Familia querida.
malu

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